África do Sul

A África do Sul tem um pouco de tudo que povoa nossa fome de exploração e conhecimento: desbravar a savana, embarcar em um safári para ver os big five (leão, elefante, búfalo, leopardo e rinoceronte), visitar o Cabo da Boa Esperança, praticar esportes no mar, no ar, nos gigantescos parques naturais, entrar em contato com culturas aborígenes – existem várias etnias dentre os 70% da população negra. Isso sem falar nas modernidades todas: a gastronomia, a rota do vinho, as construções históricas, os prédios fantásticos, a hotelaria de primeira.

A colonização europeia deu ao país uma história de conflitos que tiveram no apartheid seu capítulo mais difícil. Sistema de segregação racial que oprimiu e humilhou o povo africano por mais de meio século, chegou ao fim há mais de duas décadas graças à incansável luta de Nelson Mandela, o grande líder nacional. Hoje, a diversidade é um conceito bem-vindo e o resgate da identidade de cada um dos povos que formam a nação tornou-se um valor importante.

Como língua oficial, o país não tem apenas uma, e sim onze: o inglês, o africâner e nove expressões da família bantu (faladas no interior do país), como o zulu e o xhosa, que possui um divertido e sonoro fonema que parece um estalo da língua dentro da boca. Mas nos destinos que mais recebem visitantes, como Joanesburgo, Cidade do Cabo e os diversos lodges savana adentro, o inglês é mesmo a ferramenta de trabalho – o que torna a África do Sul um lugar perfeito para aprender ou aprimorar o idioma.

Informações Úteis

Capital: Pretória (executiva), Cidade do Cabo (legislativa) e Bloemfontein (judiciária)
Idioma: Inglês, Africâner, Zulu, Xhosa e outras 7 línguas oficiais
População: Aproximadamente 55 milhões de habitantes
Fuso Horário: 5 horas a frente do horário brasileiro
Moeda: Rand


Cape Town (Cidade do Cabo)

   

      A Cidade do Cabo encanta não só os apaixonados, como é conhecida há anos, mas todos aqueles que amam as coisas boas da vida. A primeira impressão que se tem ao ouvir falar de uma cidade africana é de um destino cheio de exotismo, vida selvagem e natureza, certo? Pois isso é só o começo do que você poderá desfrutar ao visitar a Cidade do Cabo, segunda maior cidade da África do Sul, um dos dez mais procurados destinos turísticos do mundo. Descoberta em 1488 pelo português Bartolomeu Dias, que explorava os mares em direção às Índias, a região logo foi tomada pelos holandeses e ingleses, presentes na região até hoje.

    A surpresa começa pela disposição geográfica única, a cidade rodeia o pé de uma montanha, a Montanha da Mesa (do inglês Table Mountain), que leva este nome por apresentar justamente o formato de uma mesa, seguida de uma formação rochosa com 12 picos, que foi denominada pelos locais como "os 12 apóstolos". Não espere encontrar uma cidade muito grande, na verdade a região metropolitana da Cidade do Cabo, mesmo sendo considerada a segunda maior população da África do Sul, limita-se pelo contorno da Montanha da Mesa com o oceano Índico ao fundo de um lado e o oceano Atlântico do outro, fazendo que seu crescimento seja bastante controlado. Nos seus arredores, há o Cabo da Boa Esperança, o ponto mais distante do continente africano em direção à Antártida.

     O estilo da cidade é colonial e traz charme para seus edifícios e prédios públicos (o poder Legislativo da África do Sul tem a Cidade do Cabo como sede), bem como museus de diversas comunidades, como os judeus e os muçulmanos. O passado contrasta com a modernidade e as grandes highways da cidade, bem como o complexo beira-mar de shoppings, hotéis, restaurantes e outros passeios, chamado de V&A Water Front, logo trarão a imagem de uma cidade contemporânea e cosmopolita, o que traz conforto e praticidade para quem a visita.

Ainda no ritmo de modernidade, a cidade oferece empreendimentos como o Canal Walk, espécie de shopping center gigantesco em meio a canais fluviais que são interligados a condomínios residenciais, comerciais, áreas de lazer e shopping centers com praças de alimentação e outras opções de entretenimento, modelo que esta se tornando muito comum em toda África do Sul.

     Localizada na província de Western Cape, a Cidade do Cabo também é conhecida pela liberdade de expressão proveniente de um país em constante transformação. Reduto de artistas de todo o continente africano, a sociedade local abre espaço para o público GLS (o casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido na África do Sul) e recebe centenas de turistas que realizam seus casamentos na atmosfera amigável e romântica da cidade.

Você poderá surpreender-se com a infra-estrutura e a organização logo ao chegar à África do Sul. Sede da Copa do Mundo de 2010, o país enfrenta um acelerado processo de modernização de infra-estrutura pública e hoteleira, que prevê novos aeroportos, estradas e áreas de lazer. Você terá a impressão de estar visitando um país desenvolvido da Europa ou América do Norte. Porém, lembre-se que você está em um país em desenvolvimento, que possui favelas e áreas com risco de crime, todas elas localizadas em regiões marginais à cidade, bem longe do convívio urbano.

 

7 dicas do que fazer em Cape Town


1- Table Mountain: Conhecida em todo o mundo como a visão mais emblemática da Cidade do Cabo, a Table Mountain assiste a cidade com uma beleza maravilhosa. Existem duas maneiras de apreciar essa visão incrível: uma é viajar até o topo da montanha pelo teleférico ou ir literalmente escalando a montranha até o topo, a 1.089 metros acima da Cidade do Cabo.
2- Safari: Ama animais? Então, você simplesmente vai ter um contato mais próximo sobre a bela e variada vida selvagem. Você provavelmente já viu essas incríveis criaturas na TV ou no cinema, mas nada pode prepará-lo para essa experiência inesquecível de vê-los na vida real!
3- Cape Point: Cape Point é o ponto mais sudoeste da Península do Cabo. Esta reserva natural é um Patrimônio Natural Mundial, com 7.750 hectares de flora exuberante e colorida e uma grande variedade de animais selvagens também. Se você ama e aprecia a beleza da natureza, este é o lugar perfeito para visitar!
4- Whale Watching: Há poucas experiências na vida tão especiais como a observação de baleias. Dirija-se a um rascador de observação de baleias com licença, e fique perto e pessoal com o Southern Right, o Humpback e as baleias de Bryde!
5- Bo Kaap: Bo Kaap é um bairro bonito e colorido aninhado nas encostas de Signal Hill. Basta percorrer as ruas de paralelepípedos de Bo Kaap para apreciar as cores alegres e ficar imerso na rica história cultural do bairro.
6- Lion's Head: Considerado uma caminhada de você deve fazer por milhares de entusiastas de trekking de todo o mundo, este local tem algumas vistas privilegiadas para você entrar e definitivamente será um intervalo bem merecido de seus estudos.
7- Shark Diving: Os tubarões são incríveis, criaturas misteriosas, e quando você está aprendendo inglês na Cidade do Cabo, você terá a oportunidade perfeita de vê-los (com segurança) de perto, indo em um Cage Dive! Se você ama a aventura ou quer apenas experimentar algo tão único como este, então este é apenas o ingresso.

 

Informações Úteis

  • DDI: 27 (África do Sul)
  • Código de acesso da Cidade do Cabo: 21
  • Idioma: A África do Sul possui mais de 11 idiomas oficiais, porém os mais utilizados na Cidade do Cabo são o africanês (dialeto próximo ao holandês) e o inglês.
  • Fuso horário: 5h a mais em relação a Brasília. A África do Sul não possui horário de verão.
  • Moeda: Rand da África do Sul, representados pela letra "R". 
  • Energia elétrica: 220V - Você deverá ter um plug especial para se conectar às tomadas do país
  • Telefones úteis: 10111 (polícia)
  • Visto e imigração: Para entrar na África do Sul não é necessário ter visto de turismo. Porém, para que possa passar pela imigração sul-africana, seu passaporte deverá possuir 30 dias de validade e uma página em branco na seção de vistos.

Orçamento

Depoimentos:

Promoções

A JUMP Intercâmbios sempre tem novidades para os seus clientes terem a melhor experiência no exterior!

Se você tem interesse de estudar no exterior e ainda não sabe qual o seu destino, entre em contato conosco que lhe ajudaremos a encontrar a melhor opção!