Alemanha

A Alemanha é um dos destinos de intercâmbio mais procurados pelos estudantes e fica localizada no coração do Velho Continente. Essa nação germânica já passou por duas grandes guerras, que simbolizaram a bipolaridade do mundo ao ser dividida em duas partes – Alemanha Ocidental – liberal, e Alemanha Oriental – comunista. Reunificou-se no fim do século passado – 1990, e hoje é uma nação pacífica, altamente desenvolvida tecnologicamente e com a melhor indústria automobilística do mundo.

Fazer um intercâmbio na Alemanha é ter certeza de garantir um excelente estudo. A Universidades por lá são fortes nas áreas de Engenharia, Tecnologia e Humanas. Os alemães levam os estudos a sério, porém não dispensam a boa vida noturna que a Alemanha oferece com seus pubs e casas noturnas tocando músicas eletrônicas, rock alternativo, pop, entre outros estilos. Os bares também são bastante disputados pelos universitários e possuem um estilo tipicamente alemão.

Além do curso de alemão, você pode ainda conhecer e se encantar com a modernidade das cidades como Munique, Hamburgo e Frankfurt.  Aprender alemão em Berlim vai ser uma experiência marcada por uma grande dinamicidade e variedade de estilos.

 

 

Munique

     Munique é considerada por muitos como a cidade mais bonita da Alemanha, e depois de conhecê-la melhor, é difícil discordar. Sua silhueta, onde se destacam as torres gêmeas com abóbadas esverdeadas da igreja Frauenkirche e a torre pontiaguda da Neues Rathaus, parece afirmar, orgulhosa, que nenhuma outra cidade alemã poderia levar este título. Munique é uma mistura de arte, cultura e alegria de viver. Lembrada sempre como capital da cerveja, coração da Bavária, e associada à Oktoberfest, Ludwig e seus castelos, e ainda saborosas wurst de todos os tipos, parques e festivais. Munique é um daqueles raros locais onde o ritmo de cidade grande convive em harmonia com belas e gostosas tradições.
     Orientar-se em Munique é fácil. O núcleo turístico está situado entre a estação central - Hauptbahnhof - e o rio Isar, à leste. Entre estes dois locais há um tipo de anel viário que compreende o centro histórico da cidade. Não há necessidade de transporte para percorrer esta área, sendo preferível caminhar por conta própria, já que as distâncias são pequenas. Ao lado, uma imagem da Dachauer Strasse e um dos modernos bondes - strassenbahn - que percorrem as ruas da cidade.
     Não há dúvida de que uma das praças mais bonitas da Alemanha é a Marienplatz, o coração de Munique, com a antiga e a nova prefeitura, Altes e Neues Rathaus. Seu famoso toque dos sinos pertence a Munique tanto quanto a cervejaria Hofbrauhaus e a igreja Frauenkirche, o símbolo da cidade, com as cúpulas verdes das suas torres, que podem ser avistadas de longe. Um passeio pelo Viktualienmarket é uma festa para todos os sentidos, há simplesmente de tudo aqui – desde coisas tipicamente bávaras até exóticas. Só não tente negociar preços – isso não faz parte do estilo de viver em Munique.
     Alguns dos museus mais renomados do mundo estão em Munique: o Deutsches Museum, o maior museu de tecnologia e ciências naturais do mundo, as pinacotecas Alte e Neue Pinakothek, além da Pinakothec der Modern e a Lenbachhaus estão entre eles, assim como a Glyptothek, o acervo de obras da Antiguidade, Staatliche Antikensammlungen, e o Museu Brandhorst, com seu fantástico acervo de arte moderna a partir de 1945. O Englischer Garten, oásis de lazer em Munique, o qual situa-se entre o rio Isar e a cidade, é gratuito e uma garantia de pura descontração.

 

Informações Úteis

  • Idiomas: Alemão e bávaro. Mas também é possível “arranhar” o inglês por lá.
  • Fuso: + 4h
  • DDD: 89
  • Visto: não precisa até 3 meses para Turismo.
  • Seguro-saúde: precisa.
  • Moeda: Euro.
  • Clima: O verão pode passar a marca de 30º C, sobretudo entre junho e julho. Já no inverno o frio é à base de neve, com até -5º C de dezembro a janeiro.

Orçamento

Frankfurt

     Frankfurt tem um toque de Metrópolis, se você gosta de surpresas e descobertas esta é uma cidade que irá surpreendê-lo em todos os aspectos. Porque Frankfurt está em meio aos contrastes, clichês e exageros. Frankfurt é rica e elegante, movimentada e agitada. É a casa da bolsa de valores alemã, portanto, a cidade financeira mais importante na República Federal. Arranha-céus estão por toda parte, tudo brilhante como se fosse a América em meio a Europa. Por trás do horizonte fascinante você vai encontrar muitos teatros, museus, galerias e clubes.
     Apesar de Frankfurt ter menos habitantes do que Berlim ou Munique, essa metrópole é mais internacional e cosmopolita do que qualquer outra cidade alemã. Talvez isso tenha a ver com os mais de 50 milhões de turistas que frequentam Frankfurt. Em tese 170.000 dos recém-chegados provém de 180 países diferentes. No verão, você vai perceber como esta cidade é colorida. A cidade se orgulha também de seus grupos que desfilam os trajes tradicionais e que dançam música étnica.

 

Informações Úteis

  • Fuso horário: + 4 h
  • Clima: No verão, a temperatura máxima chega a 25º C, enquanto no inverno os termômetros registram mínima de -1º C.
  • Moeda: Euro.
  • Idioma: Alemão, mas Frankfurt é uma das cidades alemãs que mais fala inglês.
  • Código telefônico: 69
  • População: 700 mil habitantes

Orçamento

Berlim

     Berlim é hoje uma das cidades mais divertidas e sofisticadas da Europa. Abriga arte de vanguarda, discotecas de primeira grandeza, prédios de arquitetura arrojada e uma das mais respeitadas orquestras filarmônicas do mundo. Mas é o seu passado que dará um pano de fundo perfeito para que o turista tenha na cidade, uma experiência de viagem única no continente europeu.
     Por suas ruas passou a nata dos poderosos (nazistas, soviéticos, norte-americanos) e dos serviços secretos (Gestapo, CIA , Stasi) que ditaram boa parte da história do século 20. E tudo isso, além de manchar os anais da cidade, transformou Berlim em um destino histórico inigualável. A história é recente, e ainda palpável: na cidade, o visitante pode conhecer marcos como o Reichstag (o Parlamento alemão, cujo incêndio, em 1933, ajudou Hitler a subir ao poder), o museu 'Topografia do Horror' (que relata, em minúcias, a história do nazismo), o Muro de Berlim (sua ruínas continuam de pé nas ruas da capital) e o Memorial do Holocausto (uma das obras de arquitetura mais impressionantes de toda a Alemanha).
     É a cidade das artes, dos artistas e dos museus. Mais de 170 museus – entre eles a mundialmente conhecida Ilha dos museus – mostra seus tesouros do mundo. Orquestras de peso como a mundialmente aclamada Filarmônica de Berlim e os três grandes teatros de ópera com suas sensacionais encenações de ópera e balé fazem de Berlim o Eldorado para amantes da música clássica de todo o mundo. E os inúmeros teatros, teatros de variedades, teatros de revista e inúmeros cabarés garantem a diversão para todos os gostos. Incontáveis opções de compras oferecem a conhecida Kurfürstendamm, a elegante Friedrichstraße e as butiques originais nos Hackesche Hofe.
     Além disso, Berlim é uma das metrópoles mais verdes da Alemanha com grandes parques, bosques e lagos. Em toda cidade é possível encontrar lugares para relaxar. No verão, a vida da cidade é fora de casa: nos bares à beira-rio, cafés e nos cinemas ao ar livre nos quais é possível desfrutar do sol e das amenas noites de verão. Berlim tem atualmente 435.117 estrangeiros, vindos de 185 países diferentes, que mantêm residência fixa na cidade e obviamente, somam suas riquezas culturais a dos alemães.

 

Informações Úteis

  • Fuso horário: + 4horas
  • Moeda: Euro
  • Código: 030
  • Emergência: Polícia 110, Bombeiros e Ambulância, 112
  • Visto: Não é necessário.
  • Melhor época para visitar: Em geral, de maio a outubro as temperaturas em Berlim estão mais agradáveis para os padrões brasileiros. No verão a cidade fica colorida e repleta de turistas pelas ruas. Em julho, o Classic Open Air atrai multidões para assistir a concertos ao ar livre.
  • Gorjetas: Não é obrigatório, mas é comum deixar 10% do valor da conta

Orçamento

Depoimentos:

Promoções

A JUMP Intercâmbios sempre tem novidades para os seus clientes terem a melhor experiência no exterior!

Se você tem interesse de estudar no exterior e ainda não sabe qual o seu destino, entre em contato conosco que lhe ajudaremos a encontrar a melhor opção!