França

A França da liberdade, igualdade e fraternidade até hoje encanta os viajantes – não à toa, está sempre encabeçando a lista dos países mais visitados do ano (a cifra costuma beirar os impressionantes 85 milhões de turistas). A moda, a gastronomia, a arquitetura, as artes e o estilo de vida único dos franceses estão entre alguns dos motivos que fazem com que tanta gente vá explorar o destino. A deslumbrante capital, Paris, é considerada um dos lugares mais românticos do mundo, além de todo o charme e elegância que esbanja. Bordeaux e seus vinhos reconhecidos internacionalmente merecem degustação, enquanto Nice e Cannes são uma amostra das belas praias da chamada Côte D’Azur.

Rivais históricos da Inglaterra, os franceses costumam torcer o nariz para o idioma inglês. Por isso, se abordá-los na língua britânica, mande antes um "bonjour" (bom dia ou boa tarde), seguido de "sill vu plé" (por favor) e finalize o papo com um "merci" (obrigado). Fica mais simpático e quebra o gelo com os locais. O idioma oficial é o francês, no entanto, línguas minoritárias são faladas no país, como o catalão, bretão, corso, ocitano, provençal, franco-provençal, basco e o alsaciano.

A França está entre os países mais ricos e desenvolvidos do mundo. Na Europa, ocupa o terceiro lugar entre as economias do continente, superada somente pela Alemanha e o Reino Unido. No âmbito global, é a sexta economia, superada pelos Estados Unidos, Japão, Alemanha, República Popular da China e Reino Unido. A capital, Paris, exerce um importante papel na Europa, inclusive, é uma das mais populosas do continente. Além disso, é considerada uma cidade global, ou seja, uma das mais importantes do mundo.

A população francesa possui uma boa qualidade de vida, apresenta bons indicadores sociais, além disso, a renda per capita é uma das melhores do mundo. A constituição francesa concede o direito de culto no país, assim, são praticadas diversas religiões, dentre elas: catolicismo (maioria), agnosticismo, ateísmo, islamismo, protestantismo e judaísmo.

Informações úteis

Capital: Paris
Idioma: Francês
Fuso Horário: 4 horas à frente do horário brasileiro
Código Telefônico: +33
Moeda: Euro
Voltagem da tomada: 220V ou 240V

 

 

 

Paris

     Não é apenas de cartões-postais que vive Paris. Mesmo sendo um dos principais destinos turísticos do mundo, a cidade ainda conserva um charme discreto, com seus pequenos segredos que podem ser encontrados tanto nos imponentes boulevards quanto nas ruelas mais escondidas. O Museu do Louvre, o Centro Georges Pompidou, o Museu Rodin, todos os quase 150 museus da cidade não são os únicos a contar a sua história.
     Conhecer Paris é encontrar aquele bistrot escondido no final da próxima travessa à esquerda, é descobrir uma loja de antiguidades tão antiga quanto a memória de seus objetos, é visitar um, dois, três bares de vinhos, uma pequena igreja numa pequena praça, se deparar com uma fanfarra tocando na saída daquela estação onde você chegou sem querer, depois de se perder nas baldeações entres as 14 linhas de metrô.
   Paris é convidativa aos pedestres, às caminhadas, às descobertas de suas minúcias carregadas de vida e história. A cidade-luz tem uma luz que é só dela. Luz que atravessa os vitrais da Notre Dame e aquece a charmosa arquitetura das margens do rio Sena. O sol transversal que faz brilhar o bege dos prédios haussmanianos e ilumina as telas de artistas como Monet, Cézanne e Van Gogh, que retrataram a beleza das ruas de Paris. Durante o verão, o calor intenso dura alguns poucos dias, e o resto do ano tem o tom cinzento do inverno europeu. O que não é menos charmoso.
   Abrigando numerosos monumentos, por seu considerável papel político e econômico, Paris é também uma cidade importante na história do mundo. Símbolo da cultura francesa, a cidade atrai quase trinta milhões de visitantes por ano, ocupando também um lugar preponderante no mundo da moda e do luxo.
     É uma das principais destinações turísticas do mundo, e realmente faz juz à sua reputação, é uma cidade incrível. Seu conjunto arquitetônico deslumbrante, o charme de suas ruas e avenidas e seus imponentes monumentos lembram o turista a todo momento que ele está diante de parte do melhor que o ser humano foi capaz de construir e preservar.

 

Informações Úteis

  • Idioma: Francês
  • Moeda: Euro
  • Clima: Temperado, com verão relativamente fresco, entre 24º C e 30º C e inverno suportável, mínimas de 1º C a 3º C.
  • População: Cerca de 2,5 milhões de habitantes.
  • Fuso: + 4h
  • Voltagem: 220V
  • Código local: (33) 01

Orçamento

Nice

     Nice é uma cidade francesa, situada no departamento francês dos Alpes Marítimos e na região de Provença-Alpes-Costa Azul. Depois do Congresso de Viena (1815), voltou a fazer parte do reino da Sardenha, um dos que formaram a Itália moderna.

     Foi "anexada" à França em 1860, por meio do tratado de Villafranca. Algumas placas indicam, além da forma francesa Nice, a forma provençal Nissa. Situada no fundo da baía dos Anjos, perfeitamente abrigada por um anfiteatro de colinas, Nice está situada na costa do Mar Mediterrâneo, em uma baía fechada sobre o agrupamento montanhoso Mercantour, limitado ao oeste pelo vale do Var e ao leste pelo Mont-Boron. Nice está situada a leste de Rio Var na zona geográfica italiana.
     A cidade é cruzada por dois pequenos rios ondeados, frequentemente secos no verão: o Paillon a leste (34 km), que nasce no alto do Coaraze e recebe as torrentes de Laghet e Saint-André, e o Magnan a oeste, muito menor, vindo das montanhas de Aspremont, que cruza o bairro de la Madeleine antes de se jogar no mar, no bairro que traz seu nome.
     Diversas colinas dominam a cidade, sendo a mais conhecida a de Cimiez, com seus vestígios antigos. Outra colina legendária é a do castelo (Chateau de Nice), que separa a cidade velha do porto. As diversas colinas perturbam a extensão da cidade, seja para o norte, seguindo o curso do Paillon, seja no aplainado a oeste até Saint-Laurent-du-Var.
Nice é a segunda cidade turística francesa (após Paris), fato que, combinado com as dificuldades de comunicação terrestre de longa distância por causa dos Alpes, permitiu à cidade possuir o segundo aeroporto da França em termos de utilização (próximo dos 10 000 000 passageiros em 2005).
     Nice também é famosa por sua parte velha (Vieux-Nice), pelo cours Saleya, que abriga mercados e restaurantes, pelos hotéis Régina - onde morou Matisse - e Negresco, pelos museus Chagall e Matisse, pelo Mamac (Museu de Arte Contemporânea), e pelo Passeio dos Ingleses (La Promenade des Anglais), que se estende do teatro de Verdure até o aeroporto por vários quilômetros à beira-mar.

 

Informações Úteis
Moeda: Euro
Localização: oeste da Europa
Idiomas: francês ( oficial ) línguas regionais (bretão, basco)

Orçamento

Lyon

    Lyon é uma das maiores cidades francesas, segunda maior área urbana, terceiro maior município. Tem cerca de 479 803 habitantes, cerca de 2 milhões de habitantes em sua região metropolitana. Seus habitantes são chamados de "Lionês" e "Lionesa". Foi fundada em 43 a.C. pelos romanos, com a designação de Lugduno, era a capital da província da Gália.
    Foi nessa cidade que nasceu o imperador romano Cláudio, o primeiro imperador que nasceu fora da península Itálica e que chegou a conquistar a Britânia em 43 d.C. Aqui se realizaram dois concílios ecuménicos da Igreja Católica: Lyon I (1245) e Lyon II (1274). A cidade tem grande importância pela forte presença de indústrias e universidades.
    De acordo com o site da UNESCO, “Lyon é um excepcional exemplo da perenidade da instalação urbana durante mais de dois milênios, num local com enorme significado comercial e estratégico, onde se fundiram tradições culturais provenientes de diversas regiões da Europa para produzir uma comunidade homogênea e vigorosa”.
    Contrariamente à maioria das cidades europeias, os diversos bairros de Lyon não se desenvolveram reconstruindo-se no mesmo local, mas foram se estendendo para leste ao longo dos séculos, criando assim “uma notável continuidade física entre os centros de cada época”.


Não perca:

- A colina de Fourvière: os seus vestígios romanos (o grande teatro, o odeon, o anfiteatro…). Da esplanada, a vista sobre Lyon é insuperável.

 

- Um dos mais vastos conjuntos do Renascimento na Europa: os bairros Saint-Jean, Saint-Paul e Saint-Georges e os seus numerosos edifícios públicos e privados merecedores de interesse, entre os quais a catedral de São João Batista, a Casa do Chamarier, a “loge du Change” (loja de Câmbio), o hotel de Gadagne… 

 

- As “traboules” (passagens entre pátios) da Croix-Rousse e a Casa dos “canuts” vão fazer-vos descobrir cinco séculos de produção de seda em Lyon.


- A Festa das luzes: rendam-se ao charme dos passeios noturnos e descubram o vanguardismo de Lyon no que toca à iluminação urbana, através deste evento anual de reputação internacional.

 

Informações Úteis

  • Idioma: Francês
  • Moeda: Euro
  • Fuso: + 4h
  • Voltagem: 220V

Orçamento

Montpellier

     É uma cidade francesa com mais de mil anos de história e com uma arquitetura que mescla o antigo e o moderno. É a capital do departamento Hérault e da região francesa do Languedoc-Roussillon. O nome Montpellier provem de mont pelé, o monte pelado, em função de sua escassa vegetação.
     A sua população, estimada em 1999, era de 229.055 habitantes, ascendendo a 459.916 ao se incluir toda a região metropolitana que lhe circunda.
Montpellier é famosa pela Universidade de Montpellier. A cidade também abriga um campus da École nationale de l'aviation civile. Entre o mar mediterrâneo e as velhas montanhas de Cévennes, Montpellier é uma destinação ensolarada, e apreciada por suas riquezas históricas e seu dinamismo cultural.
    Cidade de tradição universitária, a universidade de Montpellier é conhecida por sua faculdade de medicina, a mais antiga da Europa, e suas faculdades contam com cursos variados (direito, ciências, artes e letras, comércio, economia, etc...). A cidade é organizada em torno dos estudantes, da cultura e o custo de vida é inferior ao da maioria das grandes cidades da França. Montpellier passou a ser o primeiro destino da França (após Paris) para intercâmbio e cursos de francês.


Porque é um excelente destino para Intercâmbio:
- 300 dias de sol por ano
- 400.000 habitantes (80.000 estudantes vindos de toda a França e de todos os países do mundo.
- N°1 em "melhor qualidade de vida" na França em 2012
- 15 minutos até a praia
- 1 hora até Paris de avião, 3h15 de trem
- 40% dos habitantes tem menos de 30 anos

 

Informações Úteis

  • Moeda: Euro
  • Idiomas: francês ( oficial )
  • Fuso Horário: + 4 horas em relação à Brasília

Orçamento

La Rochelle

     La Rochelle é uma das cidades mais bonitas da Costa do Atlântico. Localizada no sudoeste da França, no departamento Charente-Maritime, Região Poitou-Charentes. Seu porto e seu centro histórico são de uma rara beleza. Monumentos como as Trois Tours (Três Torres), La Porte de la Grosse Horloge (a Porta do Grande Relógio), e o Aquarium, iluminam a cidade portuária. É uma cidade imperdível para os amantes do turismo cultural.
     Com mais de mil anos de história, esta cidade é ainda cercada por edifícios históricos, datados dos séculos XV a XVIII e se destaca por ser um grande centro de prática de esportes na água, como vela, mergulho, natação, entre outros. Com mais de 300 dias de sol por ano, a costa recebe mais de três milhões de pessoas todos os anos, e é repleta de atrações noturnas, com boates e bares. O centro da cidade guarda traços históricos: a Porte de la Grosse Horloge, casas de arquitetura de épocas variadas, o charme da rue du Palais e da rue Chaudrierque com seu comércio sob as arcadas.
     Conhecido como La Ville Blanche (cidade branca), também conta com um louvável verde, com o transporte público inovador e espaços abertos. É uma das mais atraentes cidades litorâneas francesas, sendo que a Rue de Palais, é a melhor área para compras da cidade, repleta de casas do século XVIII. Visitar La Rochelle é conhecer de perto a história e a cultura da França.

 

Informações Úteis

  • Fuso horário: + 4horas
  • DDI: 5
  • Idioma: Francês
  • Temperatura: No verão, entre 14ºC e 23ºC. No inverno, de 4ºC a 10ºC.
  • Voltagem: 220V

Orçamento

Depoimentos:

Promoções

A JUMP Intercâmbios sempre tem novidades para os seus clientes terem a melhor experiência no exterior!

Se você tem interesse de estudar no exterior e ainda não sabe qual o seu destino, entre em contato conosco que lhe ajudaremos a encontrar a melhor opção!